Saúde recruta fisioterapeutas para ajudar pacientes

29/01/2013 22:18

Saúde recruta fisioterapeutas para ajudar pacientes

Nove fisioterapeutas da Força Nacional do SUS vão ajudar os pacientes que estão submetidos à ventilação mecânica

O Ministério da Saúde recrutou nesta terça-feira (29) uma força tarefa especifica de fisioterapeutas para atuarem em Santa Maria (RS), município gaúcho onde ocorreu o incêndio que matou mais de 231 pessoas no último domingo (27). De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a tarefa desses profissionais será ajudar os pacientes em estado grave que inalaram fumaça dentro da boate Kiss e, por isso, sofreram complicações respiratórias e tiveram que ser submetidos à ventilação mecânica.

“O cuidado do fisioterapeuta é decisivo para uma melhora do paciente, da parte respiratória, da parte pulmonar, e para evitar sequelas possíveis também”, explicou o ministro, que está em Santa Maria acompanhando o trabalho de suporte pós-trauma.

Desde domingo, o Ministério da Saúde tem alertado a população sobre os riscos das pessoas que estiveram na tragédia terem sido intoxicadas pela fumaça:

“É muito comum nessas situações o desenvolvimento de um quadro de tosse e falta de ar, o que chamamos de pneumolite química. Este quadro costuma se desenvolver até três dias depois do acidente. Além de tratar bem os pacientes, queremos ter uma retaguarda de leitos de UTI na cidade”, destacou Padilha.

Ao todo, foram recrutados nove fisioterapeutas para atuarem junto aos pacientes que estão utilizando ventilação mecânica. Desse número, cinco profissionais foram cedidos pelo Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre e quatro de outros estados, principalmente do Paraná.

O ministro da Saúde explicou ainda que todos os fisioterapeutas recrutados para a ação em Santa Maria fazem parte da Força Nacional do SUS e têm grande experiência em catástrofes.

“Desde 2011, esses profissionais passam por treinamentos regulares pela Força Nacional do SUS e já acompanharam outras tragédias como o terremoto do Haiti”, disse.

APOIO- Foram montados 30 leitos de UTI em Santa Maria para serem utilizados em caso de necessidade. O Ministério da Saúde também intensificou ações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), equipados com respiradores. Até o final da manhã desta terça-feira, havia 27 pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Santa Maria.

FORÇA NACIONAL– Para atender as vítimas do incêndio, o Ministério da Saúde deslocou para Santa Maria, vários integrantes da Força Nacional do SUS para a região e intensificou as ações das Unidades de Suporte Avançado (USA) do SAMU, equipados com respiradores. Foram abertos 64 leitos de UTI e 36 leitos de Semi-UTIs em Porto Alegre, mobilizando hospitais da rede pública e privada. Houve, ainda, o deslocamento de (até este momento) sete ambulâncias de UTI do serviço de urgência.

Na segunda-feira (28), o Ministério da Saúde também reforçou a quantidade de equipamentos enviados ao Estado. Foram mais 30 respiradores (totalizando 50), duas ambulâncias de UTI do SAMU (totalizando sete) e dez ventiladores (totalizando 20), além de 30 pulsoxímetros.

 

--
J.Magalhães\